Olhão
O que fazer em Olhão?
Com origens que remontam ao neolítico, Olhão foi até ao Século XIX uma simples aldeia de pescadores, marcada pela proximidade do Norte de África. Elevada a vila em 1808, Olhão teve uma diferenciada intervenção política na defesa do território litoral durante as invasões napoleónicas, passando a sua actividade marítima a estender-se até ao Mediterrâneo. O Séc. XX trouxe-lhe o incremento da indústria das conservas de peixe, transformando-a num importante pólo económico. O mar e a pesca continuam a ser o cunho da cidade, sempre presente no constante movimento junto ao porto onde os pescadores mantêm a faina diária. Anualmente, realiza-se o afamado Festival do Marisco que atrai milhares de visitantes.
O passeio pela cidade inclui uma visita obrigatória aos emblemáticos Mercados Municipais, localizados junto à orla marítima, que revelam a vivacidade própria dos olhanenses. É também junto aos Mercados que se encontra a maior zona de lazer de Olhão, com diversos restaurantes, bares e esplanadas viradas para a ria e jardins situados entre o agitado porto de recreio e o cais. Aqui poderá apreciar as iguarias olhanenses, com destaque para as receitas confeccionadas com marisco fresco.
A curta distância destacam-se as ilhas que delimitam o Parque Natural da Ria Formosa: Fuseta, Culatra, Armona e Farol. Esta última, localizada à saída da barra para o Oceano Atlântico, numa posição estrategicamente meridional, é uma referência para os barcos que chegam do alto mar. Com águas límpidas, ar puro e extensos areais dourados, as ilhas-barreira de Olhão fazem as delícias dos veraneantes.
Transportes
Como chegar a Olhão?
De Autocarro »- Rede Expressos (Nacional)
De Avião »
- Aeroporto Internacional de Faro (Voos Internacionais e Domésticos)
Por Estrada »
- As vias mais utilizadas para chegar a Olhão são a A2, A22 (Autoestrada), e N125 (Estrada Nacional)
De Comboio »
- Os comboios Alfa Pendular, Intercidades, Reginonais e Internacionais chegam à estação de caminhos de ferro de Olhão.
- CP – Comboios de Portugal
Como se movimentar em Olhão?
Museus & Monumentos
Olhão tem ao seu dispor inúmeros monumentos que aguardam a sua visita. Descubra aqui alguns dos mais importantes:
- Igreja Matriz
- Ermida de Nossa Senhora da Soledade
- Centro Histórico
- Museu Paroquial de Moncarapacho
- Mercado de Olhão
- Chalé João Lúcio